Notícia

Semana Empresarial: Palestra traz análise sobre a macroeconomia local

terça, 14 de agosto de 2018
​​​​​​​O gerente do Sebrae/PR César Reinaldo Rissete detalha dados conjunturais e estruturais da economia são joseense.

Analisar as perspectivas da macroeconomia local e suas perspectivas. Esse foi o tema abordado no terceiro dia de palestras da Semana Empresarial de São José dos Pinhais. Com olhar atento aos números da economia local e brasileira, o gerente do Sebrae Paraná, César Reinaldo Rissete, trabalhou a conjuntura e a estrutura econômicas, com ênfase nas estratégias de sobrevivência e sustentabilidade das empresas.

Na palestra que ocorreu nesta segunda, dia 13, no Buffet Imperial, Risset tratou de reafirmar o que especialistas em economia tem declarado nos últimos meses: vivemos um ano de incertezas. De um lado, pelo cenário externo e do outro, por conta das eleições que, segundo o palestrante, “paralisam a agenda de reformas necessárias para a recuperação da economia”.

Diante deste cenário, o especialista (Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR) pede atenção dos empresários a alguns fatores que podem alavancar a economia: a inflação baixa, tanto no Brasil quanto no mundo; os juros em queda; a decaída da inadimplência e do endividamento privado e a recuperação, apesar que precária, do mercado de trabalho.

Durante a palestra Rissete apresentou informações que revelam sinais de recuperação (ainda que tímida) da economia, como a expectativa de crescimento do PIB – Produto Interno Bruto, de 0,9% no ano passado para 1,5% em 2018.

Entre os pontos de preocupação apurados, destaca-se a necessidade de investimentos privados com recursos públicos, em especial na construção civil.

Ele ainda avaliou as informações do cenário nacional e aplicou exemplos sobre a economia de São José dos Pinhais, comparando a economia local com a de outros grandes municípios paranaenses como Araucária, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Maringá e Colombo. Em 13 anos, o PIB do município evoluiu de forma elevada em relação as cidades comparadas.

A Semana Empresarial é uma realização da ACIAP, Ponto de Atendimento ao Empreendedor de São José dos Pinhais, Sebrae/PR, OAB São José dos Pinhais, Prefeitura de São José dos Pinhais, Sicoob, Fecomércio-PR, Faculdades da Industria/IEL, FAE Centro Universitário e conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC-PR.

A programação completa pode ser acessada no site: www.semanaempresarial.com.br

Fonte: Comunicação ACIAP