Simplificação e desburocratização foi tema do evento de hoje

quarta, 03 de julho de 2019
Profissionais apresentaram o processo e as leis para abrir empresas de forma simples e rápida

Aconteceu hoje, dia 3, no auditório Habib Sarkis da Aciap (Associação Empresarial de São José dos Pinhais), um evento para debater a simplificação e desburocratização na abertura de empresas do município. A palestra inicial foi dirigida por Luiz Marcelo Padilha, administrador e consultor do Sebrae. Foi abordado o procedimento necessário, o funcionamento da legislação para que o processo seja feito de forma rápida, além de como foi implantada a experiência em Foz do Iguaçu. Padilha conta que antigamente, era necessário esperar de 3 ou 4 meses e hoje já é possível realizar a abertura de pequenas empresas em um único dia, no período de algumas horas.

Padilha também reforçou que é preciso passar pelo processo de simplificação adequado à legislação, como diz a Medida Provisória 881, de 30 de abril de 2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, em que é possível agir com mais agilidade, de forma desburocratizada e simples.

O evento ainda contou com a participação e apresentação do Diretor de Desenvolvimento Econômico de Araucária, Eliézer Cordeiro, que explicou algumas mudanças de estratégias para atender o empresário da melhor maneira possível. Dessa forma, foi criado o Espaço do Empreendedor, um ambiente sintetizado para oferecer qualidade e eficiência para o empresário. Também foi aderida a estratégia de utilizar e-mail e whatsapp para a resolução de problemas.

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho, compareceu ao evento para dar apoio e se mostrar disponível para possíveis negociações ao afirmar que a administração pública precisa do comprometimento de toda a sociedade para ter mais envolvimento, qualidade e resultados. “O Brasil está começando a mudar. Muita coisa boa vai acontecer”, declarou o prefeito quando se referiu aos empresários, sendo eles a classe que desenvolve a economia do município.

O episódio também contou com a presença do presidente da Aciap, Sidnei Jocemir Nascimento, o qual disse que é preciso questionar se São José dos Pinhais tem estrutura para aderir o novo processo de desburocratização e simplificação para melhorar o cenário social. Além do presidente, o Diretor de Prestação de Serviços e Presidente do SJProspera, Claudemir Gibrim, afirmou que é preciso mobilizar os empresários de forma que seja ponte com a prefeitura. “É preciso somar setores empresariais para trabalhar em conjunto com o poder público com foco no desenvolvimento econômico”, contou Gibrim.

Após a finalização das apresentações, o público teve a oportunidade de apresentar questionamentos, perguntas, colocações, informações e dicas que pudessem agregar ao tema do evento, de forma que houvesse a interação para acrescentar nas melhorias das empresas e também da prefeitura.

Fonte: