Aprenda a lidar com conflitos em sua empresa

sexta, 16 de agosto de 2019
Saiba como enfrentar os possíveis problemas e como resolvê-los

Conviver com outras pessoas é sempre um grande desafio. Nunca se sabe como é a cultura do outro e, por vezes, opiniões diferentes podem gerar desconforto e conflito no ambiente da sua empresa, principalmente se é micro ou pequena empresa, devido ao convívio mais próximo.

A preocupação de uma gestão empresarial deve pensar além de evitar conflitos, é necessário saber também a melhor forma para resolver esses problemas. Amenizar o impacto dos desentendimentos é fundamental para qualquer empresa. Por isso, é essencial que o planejamento estratégico de qualquer negócio contenha iniciativas de conciliação e mediação, conforme indica o Sebrae.

Situações geradas por diversas razões podem causar conflitos dentro de uma empresa, por isso é preciso de atenção e acompanhamento de perto da condução de seus negócios. Cada caso é um caso, o que torna cada abordagem específica. O empresário deve ter conhecimento dos fatos, ouvir aos envolvidos, deixá-los a vontade para se expressar e solucionar justamente para todas as partes. É um processo que tem como objetivo minimizar o problema de forma que os impactos reduzam os riscos à saúde da empresa e promovam um ambiente mais tranquilo entre toda a equipe.

Para resolver os conflitos, o conciliador não pode ser levado pela emoção. Esse fator pode influenciar na resolução e gerar pontos insatisfatórios. Por conta de tais situações, é preciso estimular o diálogo em qualquer tipo de relação profissional, sendo assim, o gestor terá informações importantes e, com isso, pode propor uma solução agradável para todas as partes. Se os problemas continuarem a existir, o gesto deverá expor os questionamentos e a necessidade de tomar decisões para melhorar o ambiente empresarial.

Depois que os conflitos foram solucionados, é preciso prestar atenção nas consequências que podem surgir e, mais do que isso, é preciso aproveitar a oportunidade para incentivar o aperfeiçoamento da equipe ou implementação de atividades que promovam o bem-estar e a convivência saudável na empresa. Motivar o colaborador é fundamental para trazer resultados positivo e impulsionar maior produtividade, de forma que aconteça uma expansão do negócio.

Fonte: