Como a saúde mental influencia em seu negócio

quinta, 06 de fevereiro de 2020
Veja algumas dicas para alcançar uma mentalidade saudável

Para ter uma empresa saudável é preciso ser um empresário saudável, não apenas fisicamente, mas psicologicamente também. Dito isto, é necessário entender que a maneira como se percebe e reaje as situações é um dos pilares para a tão desejada resiliência emocional. Tal mentalidade consiste em confrontar de forma produtiva os medos e desafios externos que possam surgir, além de criar significados na vida para os momentos de dor, reconhecendo que o processo de aprendizagem faz parte do amadurecimento de cada pessoa.

Quando se alcança essa mentalidade é possível analisar os próprios sentimentos e pensamentos passando a compreender o que, de fato, é desejado e importante para o empresário. O processo para atingir tal ponto de saúde mental torna as pessoas mais toleráveis em relação às ideias que assustam e assim cria-se, consequentemente, a resiliência emocional.

Para desenvolver o amadurecimento da saúde mental é necessário buscar, antes de mais nada, o autoconhecimento, ou seja, entender quem você é e o que você busca na vida pessoal e profissional.

Quando buscamos o autoconhecimento temos a oportunidade de trabalhar o nosso autocontrole. Em outras palavras, descobrir nossos limites e sentimentos em relação a determinadas situações nos proporciona decidir a forma como lidamos com o desgaste emocional tão presente em nossa jornada de trabalho. É de extrema importância manter-se em estado de alerta aos sentimentos que são despertados nos momentos de estresse profissional, sabendo que algumas situações podem levar o empresário ao limite emocional. Partindo desse olhar, é necessário observar mais as emoções e como lidar com elas para entender o que está acontecendo. Dessa forma, é possível se recuperar dos problemas com mais facilidade.

Outro ponto importante para o desenvolvimento da saúde mental é ter empatia com o grupo de pessoas com quem você lida diariamente. Quem consegue entender as emoções do outro ao colocar-se em seu lugar é considerada uma pessoa empática, alguém que tem a capacidade de desenvolver melhor a comunicação dentro da empresa passando a respeitar ainda mais os colaboradores, o que pode diminuir os conflitos e gerar mais produtividade.

Agora que você já sabe algumas dicas para desenvolver uma boa saúde mental, é preciso manter-se motivado em seus objetivos diários no ambiente de trabalho. A motivação não apenas ajuda a atingir metas, mas também potencializa a inteligência emocional.