A Jornada do Herói na vida do empreendedor

sexta, 21 de fevereiro de 2020
O protagonista da sua própria história!

Olha só o comparativo que vem por aí! Você, empreendedor, sendo protagonista na Jornada do Herói. A Jornada do Herói é um conceito de Joseph Campbell (1997), o qual aponta que qualquer herói passa por situações semelhantes durante as etapas da vida, sendo definida em doze estágios que foram divididos em três atos: a Partida, a Iniciação e o Retorno.

O primeiro ato é a Partida, quando o herói ainda é uma pessoa comum, vivendo em sua zona de conforto quando descobre um novo desafio que pode trazer confronto para a vida. A fase da Partida dá um friozinho na barriga porque nela se encontram novidades que podem dar medo devido à atitude de sair do comodismo e tentar um novo negócio. Todo esse processo do primeiro ato impulsiona o empresário seguir para o segundo ato.

É nesse momento, na Iniciação, que se decide buscar um objetivo maior, fora da zona de conforto que, até então, o empresário estava acostumado. O maior desenrolar da história acontece no segundo ato.  Segundo Campbell, é nessa fase que o personagem descobre seu potencial em uma função que não sabia que era possível.

Por último vem o terceiro ato: o Retorno. Essa fase é o clímax da história. O herói encontrou o desafio, venceu e está pronto para retornar para o local de onde saiu, mas o retorno é acompanhado de transformação. Toda a batalha enfrentada transformou o empresario em uma pessoa melhor, com mais experiência e maior visão de mundo.

Esse texto é apenas um comparativo de como pode ser que ocorra as realizações empresariais de um negócio. Não quer dizer que, obrigatoriamente, precisa acontecer de tal forma. Já que você pode ser o próprio herói da sua história, não perca tempo pensando e comece a praticar o que deseja para o seu futuro!