Comitê de enfrentamento ao Covid-19 da Aciap se reúne com poder público.

quarta, 15 de abril de 2020
Aciap se reúne com poder público para discutir reabertura gradual das atividades econômicas não essesciais e avaliam a necessidade de implantar um protocolo de segurança frente ao Covid-19.

Nesta manhã (15), o comitê de enfrentamento ao Covid-19 da Aciap - Associação Empresarial de São José dos Pinhais se reuniu com membros do Comitê de Combate à Crise formado pelo município para o enfrentamento à pandemia de Coronavírus (Covid-19). Entre os presentes estavam o presidente da Aciap, Sidnei Jocemir Nascimento, os diretores da Aciap, Julio Cesar Canestraro, Luciano A. Haluch, Luciano A. de Brito, Vani C. S. Maruska, Damerson Zanette, Kleber Foggiatto e Helio Nascimento, o prefeito Toninho Fenelon, presidente da Câmara Municipal, Assis Manoel Pereira, a secretária municipal de Saúde – Débora Chemin, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Giam Celli, o secretário municipal de Segurança – Aderson Bissoli e o procurador geral do município – Áriston Ghidin e representando o Sebrae - Marcelo Castro, também participaram da reunião por videoconferência demais membros da diretoria e conselheiros da Aciap e o Dr. Rodrigo Tanus, profissional da saúde e que flexibilizou a retomada gradativa de setores comerciais na cidade de Joinville (SC).

Com a missão de promover a convivência dos são-joseenses, conciliando as vertentes do convívio social, da preservação à vida das pessoas e da atividade econômica, a Aciap provocou a reunião com a seguinte pauta:

1. Ações do poder público frente ao coronavírus;
  2. Reabertura das atividades econômicas; e
  3. Respostas quanto a carta aberta emitida pela Aciap, fruto da reunião realizada anteriormente.

Durante a reunião, foram apresentados algumas ações que o poder público entende como necessidades para não promover a difusão do vírus. Assunto muito debatido foi a retomada rápida das atividades econômicas não essencial, porém gradual, utilizando protocolos de segurança como: extensão no horário de atendimento, agendamento de serviços, distanciamento obrigatório entre pessoas, limitação de entrada e permanência de clientes fiscalizada pelo próprio estabelecimento, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras e álcool em gel 70% para colaboradores e clientes, são exemplos de algumas medidas que devem ser adotadas na retomada das atividades laborais.

Por fim, o prefeito Toninho Fenelon, salientou que o Comitê de Combrate à Crise vem trabalhando para que na primeira segunda-feira do mês de maio liberem gradadivamente, por segmento, as atividades econômicas não essenciais, porém depende da evolução ou não dos casos de coronavírus em São José dos Pinhais, a qual convidou a Aciap para compor este comitê, que se propôs também a contribuir para elaboração destes protocolos a fim de agilizar e antecipar esta data.

Fonte: ACIAP - Associação Empresarial de São José dos Pinhais