Serviços e Soluções

SAÚDE OCUPACIONAL (PPRA / PCMSO / PPP)

 

MATERIAL EM CONSTRUÇÃO...

 

Hoje para elaborar PPRA, PCMSO e PPP as empresas enfrentam dificuldades de tempo, custos elevados e demora no atendimento. Nossa proposta é minimizar as dificuldades a um preço que é uma fração do cobrado, com atendimento imediato.

O associado/empresa não precisa ter conhecimento sobre a emissão dos documentos. Faremos todo trabalho burocrático, automaticamente pelo sistema. O cliente/empresa somente precisa fornecer os dados das funções da empresa e o resto é conosco. Em poucos minutos você tem seu PPRA, PCMSO e PPP na mão!

 

Vantagens:

  • Baixo Custo Operacional
  • Utilização Fácil e Rápida
  • Dados Preenchidos de Forma Automática
  • Maior Agilidade nos Processos
  • Resultado em poucos Minutos
  • Eficiência Total na Gestão

 

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

Permite que empresa e colaboradores trabalhem em conjunto para identificar, evitar e/ou controlar situações que exponham o trabalhador a riscos diretamente relacionados ao ambiente de trabalho.

 

Qual a importância do PPRA?

O PPRA possui uma obrigatoriedade legal e, como o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, melhora a produtividade e as condições de trabalho do colaborador. A implantação do PPRA também previne futuros processos judiciais cíveis, trabalhistas e previdenciários, pois evita o surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

 

E o que são Riscos Ambientais?

Riscos Ambientais são aqueles causados por agentes biológicos, físicos ou químicos que, presentes no ambiente de trabalho, podem ocasionar danos à saúde do trabalhador por causa de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.

Abaixo, alguns fatores que podem representar riscos ambientais:

Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc.
Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.

 

Como trabalhamos com o PPRA?

Trabalhamos com as seguintes etapas na elaboração de um PCMSO: definição da estrutura da empresa e elaboração das especificações dos riscos e respectivos exames complementares necessários para a empresa, formatação do planejamento anual dos exames clínicos e todos os procedimentos são notificados, gerando relatórios periódicos e anuais de importância comprobatória dos benefícios à empresa e aos trabalhadores. O associado não precisa entender nada sobre o documento, nós faremos todo trabalho burocrático automaticamente pelo sistema. Você só precisa fornecer os dados das funções da empresa e o resto é conosco.

Em poucos minutos você tem seu PPRA na mão!

 

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

O PCMSO é o conjunto dos procedimentos que devem ser adotados pelas empresas com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde decorrentes do trabalho.

Para identificar esses riscos, ele trabalha em parceria com o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O PCMSO foi criado em 29 de Dezembro de 1994 com a reedição da NR 7 (Norma Regulamentadora 7), da Portaria 3.21478 do Ministério do Trabalho.

 

Qual a importância do PCMSO?

O PCMSO é uma obrigatoriedade legal para o empregador. Também melhora a qualidade, produtividade e condições de trabalho do colaborador e previne possíveis ações judiciais decorrentes de acidentes ou doenças do trabalho, economizando com processos jurídicos cíveis, trabalhistas ou previdenciários.

 

Como trabalhamos com o PCMSO?

A partir da elaboração de um documento base por ano, é o associado quem monta o documento 100% online de acordo com a necessidade da empresa. Nesse documento constará os riscos a que os colaboradores estão expostos, medidas de segurança propostas e cronograma de atividades. O associado não precisa entender nada sobre o documento, nós faremos todo trabalho burocrático automaticamente pelo sistema. Você só precisa fornecer os dados das funções da empresa e o resto é conosco.

Tudo isso você faz online sem complicações e o mais importante: em poucos minutos você tem seu documento.

 

Quais são os exames médicos fundamentais do PCMSO?

Exame médico admissional: deve ser realizado antes que o trabalhador seja admitido. O conjunto dos exames (clínico e complementar) depende do tipo de trabalho que o trabalhador vai exercer e dos riscos que o trabalhador estará exposto. Por isso, é fundamental que o médico responsável pelo exame admissional conheça o ambiente de trabalho da empresa e as atividades que serão desenvolvidas pelo trabalhador.

Exame médico periódico: a empresa deverá providenciar periodicamente a realização dos exames médicos para acompanhar o controle da saúde do trabalhador. A periodicidade dos exames pode variar de seis meses a dois anos, dependendo da atividade.

Exame médico de mudança de função: deverá ser realizado somente se ocorrer mudança do risco a que o trabalhador ficará exposto.

Exame demissional: deve ser feito quando o trabalhador sai da empresa. Serve para ver se ele não adquiriu nenhuma doença causada pelo ambiente de trabalho daquela empresa. Deverá ser realizado até a data da homologação da dispensa ou até o desligamento definitivo do trabalhador, nos casos em que não houve a obrigatoriedade de homologação da rescisão contratual.

 

PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)

Documento que contém uma descrição detalhada de todas as funções atribuídas ao funcionário que trabalha em contato com algum agente nocivo em determinada empresa. Trata-se de uma exigência da Previdência Social, que reúne todo o histórico laboral do funcionário em seu pedido de aposentadoria, servindo como base para definir o recebimento do benefício.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário traz dados como tempo de serviço em condições extremas, registros ambientais, exames médicos clínicos e dados de monitoração biológica.

O preenchimento correto de todos os campos apontados no Perfil Profissiográfico Previdenciário é de responsabilidade da empresa. O documento deve ser entregue por empresas que atuem em atividades consideradas de risco à saúde e à integridade física dos trabalhadores, e também para aquelas que contratem homens e mulheres dentro do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O PPP segue as diretrizes estabelecidas pela Norma Regulamentadora nº9 da Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego.