NÚCLEOS
SETORIAIS
PROGRAMA
EMPREENDER
CLUBE DE
VANTAGENS
CLUBE DE
VANTAGENS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Emancipação de São José dos Pinhais
quarta, 08 de janeiro de 2020
São José dos Pinhais comemora 167 anos de emancipação política
Hoje, dia 8 de janeiro de 2020, faz 167 anos que São José dos Pinhais foi emancipada e recebeu, em posse solene, os primeiros vereadores. No dia 16 de julho de 1852 a Lei nº 10 da Província de São Paulo criou a Villa de São José dos Pinhais, mas sua instalação aconteceu no dia 8 de janeiro de 1853. Aconteceu no último dia 7 um ato de comemoração pela emancipação política do município em que estiveram presentes diversas autoridades para acompanhar a primeira solenidade de 2020.
A movimentação no território que hoje é São José dos Pinhais teve início em 1642 quando sofreu a primeira incursão dos portugueses e espanhóis, antes da chegada deles a região era habitada pelos índios coroados. Os europeus saíram de São Paulo em busca de riquezas naturais como o ouro ou procurando índios para o trabalho escravo. Foi então que surgiu o Arraial Grande, um pequeno povoado localizado junto ao Rio do Arraial, pois nas proximidades do local havia o registro de um relatório sobre a descoberta de ouro. O Arraial Grande foi o primeiro povoado português das terras são-joseenses.
A pretensão dos portugueses era ficar na comunidade apenas enquanto houvesse ouro para a exploração, sendo este um motivo para o crescimento rápido do Arraial Grande. Nesse mesmo período, vários portugueses tornaram-se proprietários de grandes extensões de terras, sendo um deles o Padre João da Veiga Coutinho, o qual se tornou dono das fazendas Águas Bellas e Capocu. Em 1690 o mesmo padre construiu a Capela de Bom Jesus dos Perdões, doando todos os seus bens, dentre os quais as fazendas de Capocu e Águas Bellas.
A Igreja Católica era importante porque fazia parte do processo administrativo de colonização. Após a inauguração da Capela, o espaço são-joseense passou a ter autoridade que representava o Governo Português. No ano de 1721, o Ouvidor Geral Raphael Pires Pardinho solicitou a eleição das primeiras autoridades para a Freguesia de São José – povoações que contavam com uma autoridade patriarcal local e possuíam representantes junto à administração pública da vila a que pertenciam.
Durante o século XVIII e um período do século XIX, a Freguesia de São José era uma população pobre e dispersa, onde a grande maioria vivia de uma agricultura de sustento. Embora fosse uma das maiores da região, ela foi abandonada pelas autoridades locais (Câmara Municipal da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba), como também pelas autoridades regionais (Capitania de São Paulo e depois Província de São Paulo).
Após a instalação do município de São José dos Pinhais, os aperfeiçoamentos urbanos foram surgindo, como em 1865, a primeira escola, agência postal em 1876, iluminação pública e serviço telefônico em 1910. Desde então seu desenvolvimento foi progressivo.
Hoje, 8 de janeiro de 2020, São José dos Pinhais é um dos maiores municípios do Paraná, em crescimento e desenvolvimento constante no âmbito social e econômico.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O protagonismo das pequenas e médias empresas na transição energética brasileira
A energia descentralizada está transformando as pequenas e médias empresas (PMEs) em agentes-chave da transição energética no país.
Aciap reafirma papel de liderança dos empregadores na VII Conferência Municipal do Trabalho
Aciap representa os empregadores de São José dos Pinhais na VII Conferência Municipal do Trabalho e contribui com propostas sobre inovação, inclusão e futuro das relações de trabalho.
ACIAP destaca protagonismo e integração no 8º Congresso Empresarial Paranaense
Entidade leva representantes, fortalece o associativismo e eleva o protagonismo empresarial da região
Democratização da sustentabilidade: como a energia limpa deixou de ser privilégio e se tornou acessível
Energia limpa com economia real, um modelo acessível para famílias e empresas
Aciap fortalece representatividade empresarial na Feira do Empreendedor do Sebrae/PR
Aciap marca presença no maior evento de empreendedorismo do Paraná e leva conhecimento, inovação e conexões estratégicas para fortalecer o empresariado local.
ASSOCIADOS
DISTRIBUIDORA JARDIM
RUA PARA
Telefone: (41) 3534-8407
REI DO PE COMERCIO DE CALCADOS
R QUINZE DE NOVEMBRO
Telefone: (41) 3398-1832
BALUARTE CONSTRUTORA E INCORPORADORA
RUA MONSENHOR DOMINGOS SALOMÃO KAHEL
Telefone: (41) 9257-1254
LOJA DAS FECHADURAS
AV RUI BARBOSA
Telefone: (41) 3035-6666
KATLIN SUELLEN SOUZA DA SILVA PORTO
RUA ANIBAL SILVA
Telefone:
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 16/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|