NÚCLEOS
SETORIAIS
PROGRAMA
EMPREENDER
CLUBE DE
VANTAGENS
CLUBE DE
VANTAGENS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
NOTA OFICIAL ACIAP
quinta, 02 de julho de 2020
A ACIAP – Associação Comercial e Empresarial de São José dos Pinhais vem zelando pelos interesses dos associados e de toda a classe empresarial do Município desde o início das restrições impostas em função da pandemia, com contato praticamente diário com as autoridades municipais, estaduais e federais, por meio de reuniões e participação ativa perante o Comitê Local de Crise instaurado.
Diversas foram as manifestações visando a manutenção de todas as atividades empresariais em funcionamento, com atendimento às normas sanitárias e distanciamento social, a fim de preservação das vidas, das empresas e dos empregos.
Inclusive, recentemente a ACIAP protocolizou ofício junto à autoridade municipal, pleiteando a ampliação do horário de funcionamento do comércio em geral, das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, além do funcionamento aos sábados, no período das 10h às 16h, ante a manifestação de associados e empresários, com o intuito de alteração do Decreto Municipal nº 3.857/2020, que havia imposto restrição aos horários para exercício das atividades, visando especialmente evitar aglomerações no transporte público, visto a coincidência com o horário bancário, antes determinado.
Da mesma forma que as autoridades municipais não atenderam às reivindicações da ACIAP como representante da maioria da classe empresarial, e notadamente dos pequenos negócios, o Governador do Estado, por meio do Decreto nº 4.942/2020, publicado no dia 30/06/2020, impôs a restrição à abertura de diversas atividades, consideradas não essenciais, gerando ainda mais perplexidade e angústia naqueles que têm na atividade empresarial, sua única fonte de renda.
Tanto o Estado do Paraná como o Município de São José dos Pinhais, por meio de suas autoridades, estabeleceram novas regras de restrição sem qualquer aviso prévio ou tempo hábil para organização e adequação à nova condição, considerando que há colaboradores e suas famílias envolvidos, bem como a existência de estoques de produtos perecíveis, por exemplo, a serem destinados a fins específicos.
Em tempo, a ACIAP esclarece que em momento algum foi consultada pelo Governo do Estado e/ou pelo Município de São Jose dos Pinhais acerca destes decretos datados de 30/06/2020 e 01/07/2020, respectivamente.
As restrições atingem em cheio a classe empresarial, que está vendo suas atividades serem ceifadas por medidas mal planejadas impostas pela administração pública, de forma unilateral, sem a análise da viabilidade de implantação das ações favoráveis já experimentadas em outros locais e países, já que o “Lockdown” não se traduz em vacina nem tão pouco traz benefícios para a saúde das pessoas e das empresas.
Em março foram anunciadas as primeiras restrições, onde a alegação baseava-se na necessidade de adequação das estruturas médicas e hospitalares para eventual crescimento abrupto da COVID-19. Passados todos esses dias, constata-se que pouco se fez, uma vez que em declarações públicas há, a falta de insumos e medicamentos básicos para atendimento de pacientes hospitalizados.
Sendo assim, a ACIAP solicita o posicionamento claro, eficaz e objetivo do Estado e do Município quanto aos critérios que serão adotados ao combate do COVID-19, implementando protocolos já testados que possibilitem o atendimento médico-hospitalar dos pacientes e disponibilizando em seu protocolo, Kits de medicamentos gratuitos já nos primeiros sintomas do COVID-19 a fim de iniciar o tratamento precoce, evitando que pacientes evoluam com gravidade, prevenindo assim o colapso do sistema de saúde e sobretudo preservando vidas, como também requer medidas concretas, visando preservar a economia deste município, com a manutenção das atividades empresariais, repudiando qualquer ato que tire a liberdade do empresário de lutar e garantir a sobrevivência do seu negócio e dos empregos que gera. A ACIAP continuará lutando para que as empresas possam continuar sobrevivendo, e assim, gerando empregos e renda, com respeito à vida e à integridade física de toda a sociedade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O protagonismo das pequenas e médias empresas na transição energética brasileira
A energia descentralizada está transformando as pequenas e médias empresas (PMEs) em agentes-chave da transição energética no país.
Aciap reafirma papel de liderança dos empregadores na VII Conferência Municipal do Trabalho
Aciap representa os empregadores de São José dos Pinhais na VII Conferência Municipal do Trabalho e contribui com propostas sobre inovação, inclusão e futuro das relações de trabalho.
ACIAP destaca protagonismo e integração no 8º Congresso Empresarial Paranaense
Entidade leva representantes, fortalece o associativismo e eleva o protagonismo empresarial da região
Democratização da sustentabilidade: como a energia limpa deixou de ser privilégio e se tornou acessível
Energia limpa com economia real, um modelo acessível para famílias e empresas
Aciap fortalece representatividade empresarial na Feira do Empreendedor do Sebrae/PR
Aciap marca presença no maior evento de empreendedorismo do Paraná e leva conhecimento, inovação e conexões estratégicas para fortalecer o empresariado local.
ASSOCIADOS
PAJOLLA E TULIO COMUNICACAO LTDA
RUA ARISTIDES FRANCA
Telefone: (43) 3304-6210
FINABAN
RUA QUINZE DE NOVEMBRO
Telefone: (41) 3798-0874
VINISUL DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA
RUA ANTONIO ZARAMELA
Telefone: (41) 3383-2949
GUILHERME KNOPIK
AVENIDA BAPTISTIN PAULETTO
Telefone: (41) 9730-9315
DBUG
AVENIDA RUI BARBOSA
Telefone: (42) 9809-0841
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 17/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|