NÚCLEOS
SETORIAIS
PROGRAMA
EMPREENDER
CLUBE DE
VANTAGENS
CLUBE DE
VANTAGENS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Vendas caíram no Dia das Mães
quarta, 22 de maio de 2024
Pesquisa encomendada pelo Sistema Assocativista mostra queda de 6,5% em relação ao mesmo período de 2023
Uma pesquisa encomendada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostra que para 51% dos comerciantes paranaenses as vendas alusivas ao Dia das Mães foram inferiores às do ano passado; para 30% foram iguais e para 19% foram superiores. No geral, o desempenho foi negativo, apresentando uma queda de 6,5%.
Foram ouvidos 602 comerciantes nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão entre os dias 13 e 15 de maio. Numa análise comparativa, Guarapuava apresentou a menor queda nas vendas (-3,3%), enquanto Francisco Beltrão teve a maior queda (-9,85).
Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, essa queda pode ser atribuída principalmente a uma redução do poder de compra dos consumidores nos últimos meses. “No entanto, a queda no consumo neste Dia das Mães não chega a ser preocupante. Pode ser um movimento normal do mercado, que não caracteriza um fenômeno. O que a pesquisa revela é que os comerciantes precisam avançar em suas estratégias de marketing e de comunicação para atrair o novo consumidor, que está cada vez mais digital”.
Dinheiro de papel
A pesquisa aponta também que a forma de pagamento em dinheiro de papel é cada vez menor. No geral, apenas 2% dos consumidores paranaenses utilizaram as cédulas em suas compras neste Dia das Mães. O pagamento a vista com cartão de crédito liderou as formas de pagamento, com 35%, e o cartão de crédito a prezo vem em segundo lugar com 34%. O PIX alcança 16% das formas de pagamento e o cartão de débito foi utilizado por 8% deles.
Marketing
Segundo o estudo, para promover suas vendas e fidelizar clientes, 47% dos comerciantes paranaenses costumam fazer ofertas e promoções. Em segundo lugar, com 24%, destaca-se a manutenção de um cadastro atualizado para informar os clientes sobre novidades, produtos e serviços, seguida da divulgação em redes sociais (23%).
Pesquisas de mercado
A maioria dos comerciantes, em geral, não recorre a pesquisas de tendências de mercado para selecionar produtos específicos para o Dia das Mães e outras datas especiais. Pesquisas foram utilizadas por comerciantes de Cascavel (38%) e Curitiba (36%).
Índice de Confiança
Mais da metade dos comerciantes paranaenses está animada com o futuro do seu negócio, principalmente os de Ponta Grossa e Guarapuava. E o Índice de Confiança do Comerciante com a Economia (ICCE), que vai de 0 a 200 pontos e que avalia o estado de entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e a situação financeira dos clientes para os próximos 6 meses, ficou em 143 pontos, demonstrando que os lojistas estão mais para animados, com 43 pontos acima do neutro (nem pessimista, nem otimista).
Saiba mais sobre a pesquisa AQUI.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O protagonismo das pequenas e médias empresas na transição energética brasileira
A energia descentralizada está transformando as pequenas e médias empresas (PMEs) em agentes-chave da transição energética no país.
Aciap reafirma papel de liderança dos empregadores na VII Conferência Municipal do Trabalho
Aciap representa os empregadores de São José dos Pinhais na VII Conferência Municipal do Trabalho e contribui com propostas sobre inovação, inclusão e futuro das relações de trabalho.
ACIAP destaca protagonismo e integração no 8º Congresso Empresarial Paranaense
Entidade leva representantes, fortalece o associativismo e eleva o protagonismo empresarial da região
Democratização da sustentabilidade: como a energia limpa deixou de ser privilégio e se tornou acessível
Energia limpa com economia real, um modelo acessível para famílias e empresas
Aciap fortalece representatividade empresarial na Feira do Empreendedor do Sebrae/PR
Aciap marca presença no maior evento de empreendedorismo do Paraná e leva conhecimento, inovação e conexões estratégicas para fortalecer o empresariado local.
ASSOCIADOS
ANA PAULA MOLETTA 04504509962
RUA NELSON FOGGIATTO
Telefone:
MC assessoria consultoria
Rua scharfemberg de quadros
Telefone:
INSTITUTO VANESSA BASTOS
RUA JOÃO ÂNGELO CORDEIRO
Telefone: (41) 9872-4248
INSTITUTO LAERTES WILLE TREINAMENTO LTDA
RUA ANTONINA
Telefone: (41) 3382-1717
INTEGRAL SERVICOS E TREINAMENTOS LTDA
R ALCÍDIO VIANA
Telefone: (41) 3035-1060
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 16/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|